Institucional, PELA FREGUESIA|

A equipa de gestão e coordenação do projeto Florestas Sustentáveis e Montes Demonstrativos em Portugal reuniu-se, em Côja, no primeiro trimestre deste ano, com representantes da Inditex- entidade financiadora do projeto, para avaliar a execução dos trabalhos na área de intervenção do baldio da Malhadinha, no Machorro, e debater os próximos passos.

O projeto é financiado pela Inditex, sendo que a gestão técnica está a cargo da Associação de Produtores Florestais do Concelho de Arganil, com coordenação da Forestis – Associação Florestal de Portugal e da Associação Florestal da Galiza, (AFG), numa parceria focada no desenvolvimento rural, na sustentabilidade ambiental e económica da região.

O principal objetivo do “Florestas Sustentáveis e Montes Demonstrativos em Portugal” é demonstrar aos produtores florestais e à sociedade em geral, como é possível criar florestas sustentáveis, baseadas no equilíbrio entre os pilares económico, social e ambiental.  Neste sentido, pretende-se envolver toda a comunidade demonstrando soluções de gestão eficazes que, ao longo do tempo, tornarão estas áreas mais resilientes e valiosas.

Além do impacto ambiental e económico, este projeto cria na União de Freguesias de Côja e Barril do Alva uma área de estudo contínuo, promovendo conhecimento e boas práticas para um futuro mais sustentável.

Saliente-se que, a União de Freguesias de Côja e Barril do Alva tem sido um parceiro fundamental neste processo, apoiando o desenvolvimento de ações concretas.

Este projeto é direcionado a toda comunidade local e pretende ser um modelo a replicar noutras áreas abandonadas, promovendo uma floresta mais sustentável e com gestão ativa.


Comments are closed.

Close Search Window